Homem emocionalmente indisponível: 8 sinais

Homem emocionalmente indisponível: 8 sinais

Homens emocionalmente indisponíveis: 8 sinais para evitar cair nesta roubada.

Se você olhar para os últimos relacionamentos que teve, é provável que você identifique um padrão: por exemplo, você parece sempre se sentir atraída por homens emocionalmente indisponíveis? Apesar de seus melhores esforços para que eles se abram, você sempre acaba magoada e frustrada porque eles nunca retribuem o afeto ou amor que você sente por eles?

Então, o que você pode fazer quando seus relacionamentos sempre pareçam te levar  emocionalmente em um beco sem saída?

Primeiro, saiba que você não está sozinha! Confesso que no passado era exatamente neste lugar que eu me encontrava antes de virar definitivamente a chave! E acredite, muitas das minhas clientes também me procuraram quando se davam conta de que não conseguindo se conectar com um homem, simplesmente porque ele não conseguia se abrir com elas do jeito que elas queriam.

E aqui está um cenário comum: essas mulheres (e talvez você também) assumem que o homem vai mudar de ideia, que quando ele se apaixonar por elas, ele se tornará emocionalmente vulnerável.

namorar homens emocionalmente indisponíveis é frustrante.

Tenha em vista que isso raramente acontece, digo isso com muita autoridade no assunto, afinal eu lidei com muitas dessas situações no passado!

Então, por que existem homens emocionalmente indisponíveis?

Vivemos em uma sociedade onde os homens são encorajados a expressar seus sentimentos?
Embora a visão social esteja constantemente em evolução, onde começamos aceitar que os homens sejam emocionais ou vulneráveis, a maioria dos homens de hoje podem ainda não terem sido criados dessa forma…

Ele pode ter sido ensinado a parar de chorar, a engolir o choro, que homens são fortes, ou encorajado por seus pais a endurecer. Ele pode ter passado por traumas que reprimiu ao longo da vida – o que pode tornar a vulnerabilidade novamente um desafio.

O ponto de partida é: você provavelmente não sabe por que esses homens emocionalmente indisponíveis são do jeito que são. O melhor que você pode fazer é identificar e avaliar os sinais apresentados por ele para saber se  o homem com quem você está se relacionando ou apenas começando a namorar pode ser mais um em sua longa lista de homens emocionalmente indisponíveis.

Embora eu aborde isso em detalhes no final, vou elucidar que se um homem está emocionalmente indisponível, isso não significa necessariamente que você está sendo carente ou pegajosa!  Sei que as mulheres costumam ser duras consigo mesmas, assumindo a culpa quando não deveriam. Então, seja gentil com você ao avaliar estes sinais.

Sinal nº 1 de Homens Emocionalmente Indisponíveis: Eles parecem robôs

Esse cara age exatamente da mesma forma, esteja ele feliz, furioso, triste ou cansado. Você tem problemas para lê-lo; você nunca sabe o que ele está pensando, mas você não quer ser uma daquelas mulheres que está sempre perguntando o que você está pensando?
Você brinca com ele que ele é como um andróide. Ele pode ser ótimo em uma crise, mas quando se trata de se abrir sobre seus sentimentos (até mesmo sua decepção por seu time de futebol perder o campeonato), esse homem parece incapaz de expressar emoções.

Sinal nº 2 de homens emocionalmente indisponíveis: eles podem ser egocêntricos

Você pode ter inicialmente se sentido atraída pela autoconfiança desse cara, mas com o tempo isso se transformou em outra coisa. Ele fala constantemente sobre suas próprias preocupações e raramente pergunta como você está. Ele é muito rude! O que há com esse comportamento?
Uma razão pela qual os homens emocionalmente indisponíveis podem ser egocêntricos é que eles podem controlar a conversa. E eles não precisam se preocupar com os seus problemas se eles controlam o diálogo. Ele sabe que se ele realmente começar a perguntar sobre o que está acontecendo com você, pode acontecer de você usá-lo como válvula de escape e  vomitar emocionalmente sobre ele ou exigir seu apoio emocional … e ele simplesmente não está disponível para te dar.
Ser egocêntrico é um mecanismo de defesa. Se ele está no controle do relacionamento, ele não precisa se abrir se não quiser. Ele está tão focado em sua própria agenda e necessidades, que não há espaço para ele deixar você entrar em sua cabeça e coração. É possível que isso não  mude.
Como observação lateral, muitos homens emocionalmente indisponíveis geralmente também são narcisistas. Os dois andam de mãos dadas e nenhum deles é um bom parceiro para você.

Sinal nº 3 de homens emocionalmente indisponíveis: eles não são incrivelmente legais com as outras pessoas

Se ele for rude com os outros, será que a longo prazo ele tratará você melhor?
Talvez você não esteja namorando há tempo suficiente para saber se ele é realmente um homem emocionalmente indisponível ou não. Mas a maneira como ele trata os outros é um bom indicador do que você precisa saber sobre esse cara.
Ele é rude com os garçons dos restaurantes, sempre exigindo coisas deles?
Ele chutaria um cachorrinho?
Ok, talvez isso esteja levando as coisas longe demais, o ponto aqui é: ele é compassivo e empático com os outros? Ou ele assume uma atitude superior, pensando que é melhor do que todos os outros e que todos estão fazendo as coisas da maneira errada?
Em geral, você quer um parceiro que tenha empatia pelos outros. Talvez ele possa ser humano o suficiente para  perceber que as pessoas cometem erros e, se o garçom lhe desse o pedido errado, a polidez remediaria a situação melhor do que a raiva.

Sinal nº 4 de homens emocionalmente indisponíveis: eles nunca assumem a culpa

Quando você pergunta o que aconteceu em relacionamentos anteriores, por que eles terminaram, ele sempre coloca a culpa em sua ex. Claro, é inteiramente possível que todo relacionamento que ele já teve terminou por causa de outra pessoa … não é ??
Provavelmente não. Ele está mentindo para você e para si mesmo a esse respeito.
Olha, relacionamentos geralmente terminam porque pelo menos uma das partes não está feliz. Mas é raro que uma pessoa contribua zero para o fim do relacionamento. E a probabilidade de isso acontecer de novo e de novo – não menos para um homem que claramente parece estar emocionalmente indisponível – é altamente suspeita.
O que acontece quando você pergunta sobre relacionamentos anteriores? Ele se cala ou fica amargo falando sobre suas ex? Ou ele pode lhe dizer objetivamente o que deu errado, incluindo seu papel na situação? Ele pode estar com raiva de um relacionamento recente (isso é compreensível), mas se ele fala o mesmo sobre um que foi há anos, você pode se perguntar por que ele está se agarrando a esse ressentimento.

Sinal nº 5 de homens emocionalmente indisponíveis: eles se desligam de seus relacionamentos

Ele vai sair do seu caminho para evitar conflitos.

Talvez quando você começou a namorar, esse homem era tudo sobre você. Ele fez o possível para cortejá-la. Como resultado, você se apaixonou totalmente por ele. Agora, no entanto, você está sentindo que ele está se desligando do relacionamento.
Por que ele está se desligando?
Ele pode querer sabotar deliberadamente o relacionamento para que você termine tudo. Ele pode se desligar de várias maneiras, incluindo:
• Trabalhar mais horas
• Beber muito
• Passar um tempo longe de casa
• Evitando conversas difíceis
• Manter segredos
• Evitando você
E quanto mais ele se afasta, mais você se move em direção a ele, tentando entender sua mudança de comportamento. Você quer comunicação e conexão. Ele quer espaço e sossego. Você se sente rejeitada porque ele não resolverá o problema de frente. Ele está frustrado porque sente que você o está encurralando.
E. Mavis Hetherington, um explorador pioneiro da dinâmica familiar, chama isso de Padrão Perseguidor-Distanciador. Você o persegue enquanto ele se distancia de você. É uma situação em que todos perdem.
Em seu estudo com 1.400 indivíduos divorciados ao longo de 30 anos, Hetherington descobriu que os casais que caíram nesse padrão eram mais propensos a se divorciar ou se separar de outra forma.
Há uma linha tênue entre um homem que precisa de algum espaço para pensar sobre seu relacionamento e um homem completamente desengajado. Se ele disser que precisa de espaço, pergunte de quanto tempo ele precisa. Se no final desse período, ele ainda estiver desligado, ele espera evitar o conflito por completo. É hora de se posicionar….

Sinal nº 6 de homens emocionalmente indisponíveis: o sexo tem alta prioridade

Você sente que as coisas estão bem em seu relacionamento, mas considere onde elas estão. Você está gastando tempo de qualidade realizando atividades como comer fora, compartilhar hobbies e conhecer com mais profundidde um ao outro sobre vários assuntos, ou a maior parte de seus bons momentos juntos gira em torno do quarto?
Homens e mulheres obtêm coisas diferentes do sexo. As mulheres podem se tornar mais emocionalmente ligadas a um homem após o sexo, mas se um homem estiver emocionalmente indisponível, provavelmente será “apenas sexo” para ele. Ele pode querer e dar início a isso sem se preocupar com o que você está ganhando do outro lado.
Ele pode preferir fazer sexo do que falar sobre seus sentimentos, na esperança de calar a boca dando-lhe prazer (ou apenas obtendo prazer ele mesmo. Ele provavelmente não se importa se você tem orgasmo ou não). Ele pode usar sexo ou negá-lo em um jogo de poder para afirmar autoridade sobre você em seu relacionamento.
O sexo é um componente importante de qualquer relacionamento, mas em qualquer ponto, se você sentir que a maior parte do seu relacionamento consiste em fazer sexo, em vez de criar laços emocionais de outras formas, então possivelmente ele é um homem emocionalmente indisponível.

Sinal nº 7 de homens emocionalmente indisponíveis: ele nunca teve um relacionamento de longo prazo

Claro, se o cara que você está namorando tem 25 anos, é perfeitamente aceitável que ele nunca tenha estado em um relacionamento por mais de 6 meses. Mas se você está namorando na casa dos 40 anos, os homens na sua faixa etária deveriam ter tido alguma experiência de relacionamento sólida. Se não, eles podem muito bem ser homens emocionalmente indisponíveis, também conhecidos como aqueles que têm medo de se comprometer.
Não há regra sobre quanto tempo este homem esteve em um relacionamento no passado, mas se ele já teve pelo menos um relacionamento que já durou vários anos, ele deve entender como é um relacionamento real. E é menos provável que se ele tivesse um relacionamento mais longo no passado, ele estaria emocionalmente indisponível hoje.

Sinal nº 8 de homens emocionalmente indisponíveis: ele tem algum trauma passado não trabalhado

Seu passado pode impactar sua habilidade de ser emocionalmente aberto com você.

Você pode nunca saber que seu namorado foi molestado ou abusado quando criança, uma vez que homens emocionalmente indisponíveis geralmente mantêm silêncio deliberado sobre o trauma do passado. Eles não querem falar sobre isso.
Mas no caso de você saber algo sobre seu passado, como o impacto negativo que o divórcio de seus pais teve em sua capacidade de se conectar emocionalmente, ou qualquer tipo de abuso ou negligência, entenda que isso o afetará, mesmo que ele seja um adulto. Se ele nunca procurou terapia, esse problema foi enterrado sob os anos, mas, ainda está lá, afetando-o todos os dias e em todos os relacionamentos que ele tem.

Conclusão:
Será que eu acabei de descrever o padrão dos seus relacionamentos?
É chato continuar namorando homens emocionalmente indisponíveis, eu bem sei como é isso! Mas você está aqui porque está pronta para quebrar esse ciclo e se abrir para encontrar um homem (o homem) que não tem medo de seus sentimentos por você, que é comunicativo e está pronto para entrar em um relacionamento de amor com você.
Ele está em todos os lugares! É

Uma pessoa comum como você!

Então, se você tem se repreendido por ser tão carente e exigir muito deste homem …Pare com isso.
Isso não é sobre você.
Ele tem problemas dos quais você não tem conhecimento. Ele queria atenção feminina e companhia, mas como provavelmente fez em seus relacionamentos anteriores, quando chegou a um ponto onde você queria mais do que ele poderia dar, ele começou a se afastar.
Você estava fazendo o que deveria fazer: se abrindo para um parceiro ao longo do tempo, para confiar nele e talvez se apaixonar.
Não há absolutamente nada de errado com isso.
Infelizmente, você fez isso com um homem que não podia retribuir.
Agora que você está ciente dos sinais de homens emocionalmente indisponíveis, você pode tomar cuidado com eles nos primeiros dias do namoro, para não acabar investindo muito tempo e energia neles antes de perceber que nunca conseguirá o que você quer. Agora você vai ser uma ninja em furtivamente observar esses caras para escolher aqueles que não podem se comprometer e tirá-los do seu caminho, não é mesmo?

Portanto, parabenize-se. Agora você sabe o que evitar para ficar longe de homens que nunca se abrirão com você emocionalmente, e isso a coloca no caminho certo para o amor.

Deixe um comentário abaixo se você já namorou homens emocionalmente indisponíveis e como lidou com eles.

Eu sei que os homens podem parecer confusos, mas na realidade, não são. Quando entendemos o mapa mental masculino podemos transitar com facilidade nas águas (turvas ou não) da mente masculina.

Agende uma sessão diagnóstica para entender melhor o homem com quem você está ou o homem que deseja encontrar!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Como posso te ajudar?
Fale comigo agora

AGENDE SUA sessão diagnóstica agora!

Preencha os dados abaixo e Pare de Perder seu Tempo com Homens que não te Valorizam!
(Preencha corretamente as informações)

AGENDE SUA AVALIAÇÃO GRATUITA!

Preencha os dados abaixo. Em seguida você será redirecionado para página de agendamento.
(Não deixe de concluir o preenchimento para ganhar a sua sessão.)